Inicialmente, como Escola de Educação Complementar Rosa Mística, a Escola era sediada na Rua da Glória, nº 314, no Centro Cívico. Nesta época, promovia não só cursos de música, como de dança, judô e línguas. Cinco anos após sua criação, a Escola se especializou no ensino da música passando a ser chamada de Escola de Música Rosa Mística.
 
Em 1992 conquistou o registro para o Curso de Habilitação Plena e seu reconhecimento junto à Secretaria da Educação.
 
Atualmente oferece diversos cursos, como o de Produção Musical, formando excelentes profissionais na Música. Entre os ex-alunos, mais de quarenta são diretores de Escolas de Música, no Paraná e em outros Estados. Sendo assim, referência na formação pedagógica de professores de música. Além disso, a Escola se destaca pelo desenvolvimento da criatividade e discernimento musical em seus alunos.
O nome ¨Rosa Mística¨ foi escolhido pela fundadora da Escola, a professora Maria José de Abreu Guimarães, em homenagem a Maria, mãe de Jesus.
A fundadora da Escola de Música Rosa Mística, a professora Maria José de Abreu Guimarães, nasceu em Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro. Foi nesse estado que se graduou em Música, com ênfase na “técnica do piano”, no Conservatório Brasileiro de Música. Além do Curso de Música e Pedagogia, fez Arquitetura em São Paulo e Mestrado em Educação na Universidade Federal do Paraná. Especializou-se por três vezes em Música, e recebeu o título de “Doutora Honoris Causa em Música” pelo Conservatório “Ars et Scientia do Brasil”, São Paulo.
 
Dedicou-se à pedagogia como professora de ensino regular e como “Gerente de Tecnologia Educacional” no SENAC do Paraná. Mais tarde, ao fundar a Escola de Música Rosa Mística em 1980, estabeleceu-se como professora de música e escritora de vários livros relacionados ao ensino da música, dentre eles: “Música: Uma Visão Interdisciplinar”, “Inteligência Musical – Um Enfoque Estético Pedagógico”, “Cem Histórias Musicais”, Pedagogia da Música...Assumindo, ainda, a presidência da Associação das Escolas de Música do Paraná.
Dados da Fundadora da Escola
Nossa História
Dados da Diretora Artística
Nosso ideal é fazer com que nossos alunos cresçam como pessoas e como musicistas. Trabalhamos para que se conheçam mais profundamente sempre solicitando suas opiniões e preferências. Desenvolvemos a criatividade através do incentivo à composição e à interpretação pessoal das obras consagradas. Estudamos a História da Música mostrando o contexto filosófico e social em que as obras foram compostas e analisando o perfil psicológico dos compositores, oferecendo oportunidade para que discutam e tirem conclusões sobre a melhor forma de conduzir suas carreiras.
 
Desenvolvemos em todos os cursos as três grandes competências: compor, interpretar e apreciar. A apreciação é feita através de apresentações no auditório da escola onde todos podem assistir e dar sua opinião por escrito sobre o desempenho dos colegas. As tradicionais provas foram substituídas por estas apresentações no final de cada semestre.
 
Optamos por trabalhar com a metodologia de projetos. O aluno estuda engajado num objetivo, seja ele participar do concurso ou das apresentações que são constantes, ou criar um produto musical próprio: um livro, um disco, uma composição, uma palestra, um show...
Filosofia
A Diretora Artística da Escola de Música Rosa Mística, a professora Christiana Rachel de Abreu Guimarães, nasceu em Vitória, no estado do Espírito Santo. Estudou piano, violino, violão e flauta desde os quatro anos. Em paralelo com a Habilitação Plena em Música, fez o bacharelado em Informática na Universidade Federal do Paraná. Estudou na Universidade da Catalunha, em Barcelona. Também na Espanha fez ema especialização em Música de Câmara. Foi vencedora de vários Concursos de Música dentre eles o próprio Rosa Mística, o Magda Tagliaferro e o Arthur Moreira Lima de Penápolis. Fez pós graduação em Música na Faculdade de Artes do Paraná onde escreveu uma monografia sobre o ensino do Teclado. É compositora e autora de todo o material didático usado pela Escola.
Contato
Musicalização
Concurso
Cursos
A Escola
home